segunda-feira, 3 de setembro de 2007

[17:30 – 17:55] TC E5A2 042 – “Estudo de caso no uso da Internet em instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia”, Luciene Motta,Unigranrio

Luciene Motta, da Unigranrio, apresentou os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as formas de uso da Internet por profissionais de instituições de ensino e pesquisa em C&T. A justificativa para esse estudo é que, no Brasil, os investimentos nas instituições para a melhoria da infraestrutura de TI não são respaldados pelo conhecimento em torno dos usos dessa tecnologia. Um exemplo disso, segundo a palestrante é que o Livro Verde da Sociedade da Informação não é atualizado desde o início do governo Lula.

No que se refere à pesquisa sobre o uso da Internet, destacou alguns problemas em utilizar dados do IBOPE, questionários do IBGE e estatísticas de sites privados. Defendeu a metodologia de análise dos acessos a partir dos dados gerados pelo servidor proxy das instituições. Assim, utilizando o software WebSpy Giga, coletaram dados de acesso à Internet em 3 instituições (uma de ensino e duas de pesquisa em C&T) por um período de 1 mês. Os resultados mostraram que os acessos mais freqüentes nessas instituições são, em primeiro lugar, para sites de entretenimento, em segundo lugar, para sites de notícias, e em terceiro lugar para sites de relacionamento social, chat etc. A proibição desses sites acaba sendo ineficaz na medida em que as pessoas encontram meios de “enganar” o sistema.

A palestrante mencionou o caso de uma instituição que instituiu horários (de 7h às 8h; de 12h às 13h) para que os funcionários pudessem acessar sites livremente, desde que durante os horários de trabalho limitassem o acesso a sites relacionados com o trabalho. Com isso, essa instituição ganhou mais em produtividade.

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