domingo, 2 de setembro de 2007

Sessão Oficial de Abertura















Auditório 18h30 às 21h

Inicia a sessão Fredric Litto – presidente da ABED, com palavras breves mas expressivas. Pergunta: `Por que as pessoas vem a um congresso científico de EAD? O que esperam? O que procuram? Em uma frase resume: Aprender e ensinar com alegria. Agradeceu aos patrocinadores a todos que apoiaram sua realização e aos participantes.

Paulo ??? – Unopar, diz que a EAD tem muitos desafios vencidos porém ainda há muitos a vencer. Percebe grandes mudanças na EAD devido ao envolvimento pedagógico aliado ao desenvolvimento tecnológico. Todos estão em busca da qualidade em EAD.

Wilson Picler, diretor presidente da Uninter, diz que esse é um evento singular na historia da EAD do Brasil, e sendo um congresso científico é o fórum mais adequado para discutir EAD, e que temos que preservar a qualidade da EAD enquanto instrumento de desenvolvimento e inclusão social. Picler lembra que o Brasil tem hoje apenas de 12 a 13% dos jovens na universidade. A EAD permitiria incluir mais uns 15% de jovens que têm jornadas de trabalho exaustivas. A EAD traz uma perspectiva nobre mas precisa de seriedade e qualidade. Agradece a ABED a chance de patrocinar o evento.

Marcos Schlemm – SESI – Universidade da Indústria – PR. Diz que é uma satisfação abrigar o evento. Na indústria sempre houve o objetivo de levar educação aos trabalhadores, mas o desafio é o tamanho do país e a EAD oferece acesso a todos em um país grande como o nosso.

Carlos Sérgio Asinelli – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Lembra que o local do congresso foi primeira linha de montagem da Renault. Aqui o SENAI treinava e preparava trabalhadores para esse empreendimento, e hoje há as escolas do SESI, SENAI e UNIDOS. Sentem se honrados em abrigar o congresso. Dá as boas vindas ao Paraná.

Celso Costa, Coordenador da UAB, representando o Secretário de EAD, Carlos Bielchovsky – SEED/MEC. Parabenizou a ABED pela escolha do local. Defende que as ofertas de curso em EAD sejam marcadas pela experimentação e interdisciplinariedade. Um curso de pedagogia, por exemplo, poderia ter laboratórios de experimentação integrado com outros cursos. Processos integrados constituem um aspecto a mais para garantir qualidade na EaD. Estamos em um estado ótimo de desenvolvimento. Temos tudo para fazer um ótimo trabalho e fazer a diferença em um curto espaço de tempo.

Por Régis, Emílio, Karine, Lucicleide, José Erigleidson.

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