terça-feira, 4 de setembro de 2007

Sessão plenária - Mohammed Ally


Reaching New Learners Through the Use of Emerging Technologies

Mohammed Ally falou com muito entusiasmo sobre o uso de tecnologias emergentes na educação. Educação é um direito universal. Se impedimos o acesso à educação estamos criando uma inanição intelectual, que – na visão de Ally – é tão ou mais grave que a inanição corporal, A EaD tem um papel fundamental de acesso à educação e podemos fazer isto com auxílio das tecnologias emergentes. EaD e tecnologias emergentes são essenciais para enfrentar três grandes problemas mundiais. o analfabetismo, a falta de acesso à informação e ao material didático, a falta de comunicação entre pessoas no mundo.

Para Ally, tecnologias emergentes, como redes sem fio, deveriam ser mais usadas para conectar pessoas e pequenas cidades no Brasil. Da mesma forma, elas podem ser empregadas na formação e capacitação para o mercado de trabalho. Ao longo do tempo, as novas tecnologias sempre foram adaptadas às necessidades da sociedade. Na educação não deve ser diferente. O momento de pensar e de se preparar é agora.

Em sua apresentação, Ally mostrou um dispositivo semelhante a uma caneta, que assume a forma de tripé. O dispositivo projeta uma tela na parede e um teclado sobre a mesa. Tudo o que é digitado na mesa (teclado virtual) é projetado na parede (tela virtual). Outro dispositivo, que Ally trouxe consigo, é um computador de bolso, que pode ser usado como PDA. O teclado é muito pequeno, mas ele diz que em breve será possível projetar o teclado e a tela. Teclados e telas virtuais são o futuro da tecnologia móvel. Psicólogos já estão preocupados se teremos também humanos virtuais, que podem ser chamados e “desligados” com um simples toque em um botão.

Ally também falou sobre o Laptop de 100 dólares como forma de inclusão digital. Mas ele é mesmo fascinado pelas “maravilhas tecnológicas” que podem ser carregadas no bolso e pelo uso da tecnologia móvel na educação. Em breve, a biblioteca chegará pelo celular, diz ele. E já há vários experimentos na área. Se nossa realidade brasileira permite a disseminação destas tecnologias e se o aprendizado precisa ser sempre “mobile”, são questões que precisam ser ainda refletidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?