terça-feira, 4 de setembro de 2007

The Hole in the Wall - Effects of Remoteness and Technology on Children's Education

Quarta, 04/09, auditório, sessão de 10h às 12h

Sugata Mitra – Índia - New Castle University – UK

O Prof. Sugata trabalhou por 40 anos em Nova Deli, na Índia. Nos últimos 8 anos realizou uma série de experimentos que foram chamados “The Hole in the Wall” (o buraco na parede). Em sua fala aborda as seguintes partes de um “quebra cabeça”:

O conceito de 'remoteness' (no sentido de distância / exclusão social e econômica). Quanto mais distante das grandes cidades, piores os resultados de avaliações, conforme avaliações feitas com crianças da periferia de Nova Deli. Segundo Sugata, a qualidade da educação básica se reduz com a distância em todos os sentidos (física, econômica e social), portanto é necessário criar um sistema alternativo de educação primária.

O segundo conceito é o de 'self organizing systems', sistemas que se auto organizam, como engarrafamentos, equipes de produção de software livre, rebeliões etc. Pergunta: será possível criar sistemas que se auto-organizam em Educação?

Terceiro conceito, que foi menos desenvolvido em sua fala: crianças e valores. Afirmou que valores são adquiridos (em contato social), enquanto doutrinas e dogmas são impostos.

Logo em seguida apresentou seu famoso experimento em Kalkaji. Perto de seu escritório havia uma favela, do outro lado de um muro. Colocou através de um buraco no muro a tela de um micro, com um touch pad. Em alguns minutos um menino aprendeu a operar o touch pad e a navegar na web. Amigos se juntaram a ele e ao final do dia 70 crianças aprenderam, ajudando umas às outras, a navegar na web, mesmo com todas as interfaces em inglês.

O experimento foi repetido em outras regiões da Índia, África e Ásia, com resultados semelhantes: crianças são capazes de se se auto-ensinar a navegar na web, mesmo sem saber inglês inicialmente.

Curiosidades:
- Em 3 meses, certo grupo pediu a Sudata um processador mais rápido e um mouse melhor para poderem jogar.
- Aprenderam 400 palavras em inglês, quando não conheciam nada do idioma. Decodificaram o alfabeto ocidental a partir de um site que oferece tal informação.
- Passaram a falar inglês com o sotaque dos áudios presentes nos sites que visitavam.
- Ao final de 9 meses um grupo de 300 crianças já sabia: navegar na web, fazer buscas, usar email, baixar mp3, baixar vídeos, usar softwares de escritório, sem a ajuda de professores formais, e a partir de um único micro disponível na rua, fora da escola.

Sugata dá seu recado: 'Let it happen' (deixe acontecer.

No momento, na University of New Castle, pesquisa se resultados semelhantes podem ser obtidos em áreas como Geografia, Matemática etc.

Está empenhado em uma parceria entre designers do UK e técnicos na Índia para o desenvolvimento de tecnologias que permitam expandir esse tipo de aprendizagem.

Sugata afirma que métodos que promovam sistemas de auto-organização em educação poderiam chegar a todas as crianças do mundo em 10 anos.

A seguir slides e vídeo publicados com sua permissão.

http://www.slideshare.net/regist/the-hole-in-the-wall/1

http://www.slideshare.net/regist/remoteness/

http://www.slideshare.net/regist/self-organizing-systems/

http://www.slideshare.net/regist/values




Sugata Mitra fez uma palestra semelhante em outro evento. Vale conferir o vídeo:

Lift - A conference about the challenges
and opportunities of technology in our society
7-8-9 February 2007 Geneva, Switzerland

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