terça-feira, 4 de setembro de 2007

Sessão Paralela – 04/09 Michael Eraut - Inglaterra

Why is practical knowlege so complex?

Michael inicia compartilhando sua felicidade com a oportunidade de fazer parte deste evento para socializar idéias e compartilhar conhecimento em vários contextos. Sua palestra consiste em evidenciar um foco prático da aprendizagem, pois estamos acostumados que esse processo ocorra apenas em universidades.
Quem tem conhecimento são as pessoas que praticam, e não obrigatoriamente são professores. Então ele questiona:
Como compartilhar esses conhecimentos?
Como as universidades podem dar apoio a este conhecimento?
Muitas vezes o conhecimento está contextualizado em outros lugares, e as universidades ainda são os principais meios de transmissão desse conhecimento.

A rotina facilita as ações e a produtividade aumenta. As práticas mudam e a rotina tem que mudar. As pessoas fazem atalhos nas rotinas pra economizar tempo, mas infelizmente alguns atalhos reduzem a eficácia da rotina ou suas ações terão menos efeito. Mudança é um problema, tem que desaprender as rotinas antes de aprende-las novamente.

Transferência entre contextos - Contexto acadêmico e contexto prático. Deve haver uma conexão entre o que se aprende na universidade com a vida prática. Metade das pessoas que possuem um diploma universitário não utilizam o que aprenderam. Precisamos transferir o que aprendemos para uma nova situação, interpretar e transformar o conhecimento adquirido na universidade para a necessidade.

Em volta de tudo isso há a questão da cultura. O ponto importante é que as pessoas que estão gerenciando devem facilitar a aprendizagem no ambiente de trabalho, melhorando a qualidade. As relações se constroem aos poucos, são feitas devagar, sem grandes saltos, se constroem pouco a pouco, pois as pessoas não são iguais.

Nenhum comentário: