segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Mesa redonda “Ensino de Ciências e Matemática”

Auditório, segunda feira, 03/09 das 16h às 18h

Nesta sessão, João José Saraiva da Fonseca – FGF, Ismar Frango Silveira – Unicsul SP e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP apresentaram projetos de formação docente voltados para o ensino de ciências e Matemática - ECM.

Ismar defendeu que as TICs multiplicam as possibilidades do ECM, do mesmo modo como novas aplicações tendem a potencializar novas pesquisas em tecnologia.

Um tema recorrente nas apresentações foi a dificuldade e medo por parte dos docentes em formação, salvo excessões, quanto ao uso das novas tecnologias, ao passo que seus alunos já são nativos digitais.

Foram apresentadas alternativas sobre como ajudar professores do ECM a superar os desafios colocados pelas novas tecnologias.


Comentários do auditório:

Houve pouca presença dos congressistas nesta sessão sobre ciências. Todos estão mais interessados em tecnologias e AVAs, sem dar o devido valor à importante discussão sobre o ensino de ciências.

Foi questionada a relevância do currículo de ciências no ensino médio, e como a EAD se coloca diante dele enquanto área de práticas inovadoras.

De modo geral houve concordância da mesa com ambas as colocações.

Os slides a seguir tiveram sua publicação autorizada pelos palestrantes.





2 comentários:

Anônimo disse...

Regis

Uma curiosidade...

A ultima apresentacao tem inacreditaveis 73 slides. Como o apresentador conseguiu fazer caber uma apresentacao de 73 slides dentro do tempo reservado para ele?

Regis disse...

Wilson,

Muitos dos 73 slides servem para compor o aparecimento de textos e ilustrações, desse modo para quem assiste não houve a impressão de tantas telas. Ainda assim, o material visual precisou ser passado bem rápido...