segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Sessão plenária - Michael Moore (Parte 1)

A palestra de Michael Moore, assim como a de Santiago Castillo Arredondo, foi prejudicada por problemas técnicos. As apresentações em Powerpoint fugiam ao controle dos palestrantes, ora indo para frente, ora para trás, às vezes em ritmo alucinante. Nem sempre as tecnologias trabalham a favor da EaD...

Moore usou duas palavras provocantes para falar sobre Web 2.0: miragem ou metamorfose? Estas palavras deveriam guiar a reflexão sobre as implicações da Web 2.0 para a EaD. Concretamente, ele quer saber se a tecnologia muda a educação. Será que a educação muda como uma lagarta, que se transforma em borboleta, ou algumas formas mudam, enquanto o básico permanece inalterado?

Dentre as características principais das novas tecnologias, Moore citou questões conhecidas: o trabalho social em rede, a facilidade de participação colaborativa e criação de conteúdos. Na web 2.0, as pessoas não apenas recebem conteúdos, mas produzem, e isto de forma colaborativa. Na web 1.0, áudio e videoconferência deixaram de ser utilizadas e praticamente se tornaram obsoletas. Com a web 2.0 podemos talvez recuperar os valores de áudio e vídeo de alta qualidade.

As novas tecnologias podem melhorar a educação na medida em que oferecem mais possibilidades de interação e atividades participativas. O que se percebe é que muitas tecnologias de web 2.0 são utilizadas para lazer e não para educação. E quando utilizadas na educação, muitas vezes isto acontece sem consideração dos princípios da educação. Para Moore, antes de adotar uma nova tecnologia, é necessário que se pense nos princípios básicos do aprendizado e então se procure as tecnologias adequadas.

Moore também citou Andrew Keen ("The Cult of the Amateur"), um dos grandes críticos da Web 2.0. Keen ataca, entre outras coisas, a preferência pela Wikipedia em detrimento da Britannica. Segundo dados apresentados por Moore, o site da wikipedia ocupa o 17. lugar entre os sites mais visitados, enquanto o site da britannica ocupa a posição 5.128. Moore não compartilha do pessimismo de Keen, mas alerta que as novas tecnologias não mudam o que estudantes esperam de um programa educacional a distância: bom conteúdo e interação.

A sessão de lançamento do livro de Moore e Kearsley (Educação a Distância: uma visão integrada) ocorre agora. Mais tarde espero poder continuar com as impressões sobre a palestra do Moore.

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