domingo, 2 de setembro de 2007

Sobre o Mini-Curso Work-Based Learning





Participei no dia de hoje, (2/9), do mini-curso "Work-Based Learning - WBL" com a professora Carmem Maia.

A palestrante inicia o curso estimulando uma auto-reflexão sobre "como aprendemos". Em seguida contextualiza a importância dessa metodologia de ensino que aproveita o próprio ambiente de trabalho como espaço para a aprendizagem significativa.

Defende que não se justifica separar o trabalho do momento de aprender, já que conforme estampa em um dos seus slides "Learning is a process and as a process is in progress..." .
Destaco ainda a seguinte colocação:"Work is the curriculum: as atividades desenvolvidas no trabalho servem de base para a estrutura e formatação curricular"

Princípios do WBL
-Baseado na prática;
-No aprender fazendo;
-Na aprendizagem reflexiva;
-Na aprendizagem significativa;
-Baseado no Plano de competencias e carreira do sujeito;
-Nos interesses do sujeito.

A professora Carmem Maia indicou como referências na web os sites The Higher Education Academy (http://www.heacademy.ac.uk/ourwork/learning/employability/workbasedlearning)e da Middlesex University ( http://www.mdx.ac.uk/ ), que considera um dos casos mais bem sucedidos de aplicação do WBL.

2 comentários:

Anônimo disse...

Salve, Eri!

Obrigado pela síntese do curso da Carmem!

Alguma indicação bibliográfica?

Ela usou algum PowerPoint?

Se usou, poderia compartilhar com a gente o arquivo que ela usou no curso?

José Erigleidson disse...

Olá Wilson,
A professora Carmem ficou de passar as referências por e-mail, porque segundo ela preparar apresentações em Power Point não é o seu forte. Mas já estou como os slides e irei solicitar a autorização para que possamos publicá-los aqui no blog.
abs